segunda-feira, 23 de abril de 2012

Palestra: Integração de Tecnologias às práticas escolares e ao curríulo

Palestra: Integração de Tecnologias às práticas escolares e ao curríulo com a Professora Dra Maria Elisabeth de Almeida.

















sexta-feira, 20 de abril de 2012

Projeto: Descobrindo o KolourPaint


O desenhar deve se tornar um habito para nossos alunos. Assim, como lhes ensinamos a escrever, ler, calcular devemos gradativamente propiciar-lhes a evolução de seu grafismo. Questionar, traçar, mostrar detalhes,... podem contribuir de forma significativa para este desenvolvimento. Geralmente com as crianças mais pequenas abrimos o Paint do pc para que  para que comecem a se familiarizarem. No Linux  Educacional 3.0 o editor gráfico é o KolourPaint. Pensando um projeto de informática para os alunos da educação infantil resolvemos explorar suas ferramentas para que eles ganhem mais autonomia ao desenhar. 


Primeira etapa: Inicialmente riscamos a tela com o pincel e solicitamos as crianças que preenchessem cada espaço em branco de uma cor usando o balde sem tocar na linha preta traçada. Nessa etapa as crianças exploraram o pincel, caixa de cores e balde.


Segunda etapa: Espalhamos pela tela figuras geometricas para que os usando a tesoura montassem uma casa. No KolourPaint existe a possibilidade de preenchermos espaços em branco com o fundo transparente. Isso ajuda muito, pois ao cortar se a criança levar um pedaço do fundo ele não ficará sobreposto a figura em que a criança irá  colocar o que recortou.

Terceira Etapa: Na aula de hoje os alunos tinham três desafios: 1-Digitar a senha do computador. 2- Abrir o KolourPaint. 3- Preencher a tela de uma cor e desenhar com a borracha. O Leandro desenhou ele e a mãe. 


Quarta Etapa: Usando as figuras geometricas do KolourPaint os alunos deverão desenhar os vagões do trem. Observar com os alunos que existem três opções para o preenchimento das figuras. 

Quinta Etapa: ILUSTRANDO E CONTANDO HISTÓRIAS
Navegando pela rede encontramos uma sugestão da Professora Isabel para trabalharmos com o KolourPaint. Utilizando os blocos lógicos vamos contando por partes a  seguinte história. Os alunos desenham no KolourPaint.
Parte1- Era uma vez três amigos
Parte2- que encontraram três amores e se casaram.
Parte3- Quem casa, quer casa
parte4- ou até mesmo um carro.
parte5- Um dia todos se encontraram e já tinham filhos.
parte6- Foi uma festa! Resolveram comemorar fazendo um piquinique no bosque.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Projeto: RADIONOVELA


O projeto radionovela nasceu da montagem de um acróstico em que o 4º ano, turma 41, estava encaixando nomes de objetos utilizados no passado a palavra ANTIGAMENTE. A palavra radionovela surgiu e a professora Eliane explicou do que se tratava. Os alunos acharam graça do processo e queriam saber mais sobre o assunto. Pesquisamos na internet e achamos um video que mostra como era feita a sonoplastia das radionovelas. Eles gostaram da idéia e combinamos de gravar alguns sons na próxima aula para montarmos um banco de sons, que posteriormente será utilizado para a nossa radionovela.  

Primeira etapa: Vamos iniciar o trabalho explorando equipamentos que podem gravar sons e  extensões em que estes podem ser gravados. Organizar uma listagem de sons que podem fazer parte do banco de sons (cachorro, apito, porta, ...). Gravar alguns sons. Avaliar a qualidade das gravações com os alunos. Deixar que eles coletem os sons e alimentem o banco de sons.  
Segunda etapa: Em sala de aula alunos vão ler o livro DemoVia do cartunista Carlos Iotti que tem como tema a colonização italiana na região.  Ele será o texto base para nossa radionovela.  
Terceira etapa: Exploração e testes no DosVox para gravação do texto.
Quarta etapa: Criamos uma wiki para que durante os espaços vagos das gravações pudessemos ocupar o tempo de todos. Assim, organizamos alguns ítens dos quais os alunos tem interesse em conhecer sobre a Itália e vamos pesquisar. A wiki favorece a troca de informações de modo simples e com vários recursos.
Quinta etapa: Gravações ???????
SAIBA MAIS SOBRE:
Histórias da Rádio Novela
Efeitos sonoros
Sonoplastia
Sons de trens e locomotivas
Efeitos Sonoros2

quarta-feira, 11 de abril de 2012

IGovSP

Nesse endereço você encontra vídeos que explicam as tecnologias da Web 2.0 ( Wiki, Blog, Moodle, ...) e um passo a passo pra trabalhar com elas, numa línguagem simples e direta.  Parabéns ao governo de São Paulo pelo excelente material e criatividade em publicá-lo.

terça-feira, 10 de abril de 2012